É frequente observar que, ainda existem adultos impondo sua própria vontade, batendo o pé, para que as pessoas renunciem seus próprios desejos e sigam suas vontades. Este é um comportamento tipicamente infantil, é quando ainda não existe capacidade de entendimento o suficiente em uma criança para entender que as pessoas têm seus próprios compromissos (2 - 6 anos).
Quando um adulto exige que outras pessoas submetam-se a sua vontade, quer por chantagem emocional quer por ameaças como "você vai ver o que pode acontecer com você se não fizer isso", a probabilidade de terem seus pedidos atendidos é quase nulo.
Uma pessoa que sente-se obrigada a fazer algo, sem partir dela própria, mas por vontade de outra pessoa, naturalmente pode acabar excluindo essa pessoa de sua convivência e desprezando-a.
Para facilitar seu entendimento, posso dar um exemplo: Por algum motivo, você já teve que cancelar um passeio com seu amigo (a)? Se sim, como seu amigo (a) reagiu? Obviamente, o adulto maduro ficará triste sem sua presença, mas não fará com esse acontecimento estrague a amizade de vocês.
Pois bem, o adulto infantilizado, nesse momento, passa a demonstrar ressentimentos por ter tido seu pedido "negado", além de tratar-lhe diferente, propositalmente, para que você veja o tamanho de seu ressentimento; ele (ela) pode passar a ignorar suas mensagens, pode passar a conversar por indiretas lembrando o seu "grande desprezo" pelo seu convite, ou seja, pode transformar a amizade de vocês em algo pesado, agindo com inconveniência, e, dessa forma, perdendo um amigo (a).
Nesse caso, o amigo ofendido que agiu de forma infantilizada para que você cedesse às suas vontades, excluindo as suas próprias, pode estar precisando de ajuda para rever suas próprias atitudes danosas. Pois, a atitude infantilizada não permite que uma pessoa mude facilmente, pois ela é egoísta, tem pouca habilidade de compreender que, existem erros nela.
Assim como uma criança tende a colocar culpa em todos, menos nela, assim age um adulto infantilizado. É como se todos a sua volta fossem culpados, mas ela pouco observa que trata mal as pessoas, não sabe falar com as pessoas, age com inconveniência, busca seus próprios interesses acima de outrem.
Dessa forma, é provável que adultos infantilizados sejam excluídos de roda de amigos, por exemplo, e, sofrendo com isso; essa pessoa pouco entenderá por que fizeram isso com ela, mais uma vez, sendo egoísta e evitando olhar para si mesma.
Autora: Claudia Akemi Zaha
No comments:
Post a Comment