Translate

Porque ficar mais velho é legal


Eu sempre quis ser mais velha quando criança, pela fantasia de que toda pessoa mais velha tem aquela liberdade que uma criança não tem.
Além disso, me era bonito o fato de você ser independente e fazer o que quiser.

Mas, ops... sabemos que nem todo adulto tem sua independência, por inúmeras razões, principalmente, na situação do Brasil atual, onde o valor dos bens são altíssimos, e aí, para conseguir sua independência econômica e mais, você precisa ganhar um bom dinheiro.

Lembro-me quando completei 15 anos e pensei: "Acho que cheguei na fase mais aclamada e apreciada pelas senhoras de 60 e poucos anos..."
Quase sempre ouvia dizer: "Ah, lembro-me dos meus 15 anos, a melhor fase!"

Cresci com a ideia de que as melhores fases são na adolescência. Porém quando eu era adolescente, particularmente, foi uma das piores fases.
Mal tinha superado os traumas de crescer, os traumas não-resolvidos da infância e, por isso, mal me identificava com os adultos e com as crianças, eu estava no meio-termo.

Você busca se identificar com seus colegas nessa idade, mas como todo mundo mal se conhece, e ainda, estão numa busca incessante de si, você não sente que eles são o apoio emocional que você precisa.

Ainda, quando completei 18 anos meus amigos da época diziam: "Agora você pode ir presa!".
Sim, ouvia isso frequentemente, tentava achar graça mas já refletia nessa frase. Afinal, era mais trágico que engraçado!

Alguns idosos me olhavam e diziam que 18 anos foi a melhor fase da vida deles, e contavam suas histórias, como se fosse a melhor fase de suas vidas.
Porém eu estava com 18 anos e não tinha encontrado ainda a real graça de ter essa idade. Apenas suspirava pensando que talvez eu fosse anormal, afinal, se os mais velhos garantiam que essa era a melhor fase, eu deveria ter algum problema.

A adolescência me marcou pela insegurança, pelas constantes dúvidas, pelas pessoas que eu olhava e não entendia o que aquela pessoa fazia com a própria existência além de se destruir, e muito presa ao passado.

Dessa vez, passei a olhar a infância com bons olhos, onde eu fazia amizade tão fácil quanto comprar balinhas na padaria.
Onde você não tinha o peso do julgamento sobre você, e se tivesse, você mal se importaria. Você só queria saber de brincar.

Mas existe a melhor fase sim!
A minha, pelo menos, não foi na adolescência, no qual eu não me considerava "gente grande", mas as pessoas já me tratavam como "gente grande" e me cobravam atitudes de gente grande.
Ao mesmo tempo, as pessoas me tratavam como se, por alguma razão, entre a responsabilidade e a imaturidade, aos olhos delas, você ainda era incapaz de muitas coisas.

Então ficava aquele elo de: ora você é cobrado por parecer um adulto, ora você é visto como alguém incapaz por causa da idade.
Eu pensava: "Decidam-se adultos!"

A melhor fase, na minha concepção, foi depois dos 20. Aliás, bem depois, lá pelos 25 anos.
Sim, essa é a fase onde você já se estabeleceu como pessoa, onde você realmente se coloca como adulto e dono das suas responsabilidades.
Onde você tem o seu lugar no mundo! Você já é gente grande!

Além do mais, os traumas e crises existenciais já foram melhores elaborados, e todo aquele ódio e incompreensão que você sentia a respeito da sociedade, se ameniza ou desaparece completamente.
É onde você é levado mais a sério e o que você diz faz mais sentido, e então, você já pode ter o seu grupo de pessoas: os adultos.

Essa fase ainda é o começo da melhor fase. Agora percebo o porquê a melhor fase de muitos idosos foram a adolescência, justamente porque na época, era nessa idade que muitos começavam a namorar, a frequentar "baladas" da época, a se casarem, sim, era tudo mais rápido.

E comparando à minha adolescência, foi uma época individualista, no qual muitos adolescentes ainda não arrumavam o próprio quarto e ainda cobravam uma sociedade justa.
Onde os adolescentes passavam horas trancado em seus quartos jogando jogos e criando amizades virtuais.
Apesar que, isso era algo que me alegrava - imagino que era a "balada" moderna dos adolescentes.

Hoje completo 27 anos, sentindo-me finalmente, em uma das melhores fases. Uma fase onde você carrega o peso das suas palavras e cumpre-as, onde você escolhe melhor as amizades e deixa a ingenuidade de lado.
Aquela fase, onde você aprende a controlar seu lado emocional e utilizar seu lado racional com mais frequência.
Realmente, esta é uma das idades onde você começa a perceber sua independência emocional e financeira, onde você se descobre um pouco mais sábio e com mais respostas - para si e para os outros.
Onde a crise existencial ficou de lado e agora você só tende a envelhecer e talvez, aprender um pouquinho mais.

Talvez, o máximo que pode vir pela frente, serão as rugas e o peso de sentir-se velho (a)!

No comments:

Post a Comment