Translate

O perigo de ser uma pessoa "correta"

A pessoa com boas ações é bem vista pela sociedade, além de causar-lhe bem-estar e despreocupação por agir de forma correta. Boas ações são esperadas por todos, é uma virtude, é louvável e bem reconhecida.
O perigo da pessoa que é justa, honesta e sempre pratica boas ações está no sentimento de superioridade aos demais. Geralmente, são pessoas que realmente se destacam perante os demais por fazerem o bem, contudo, elas podem desenvolver a certeza de que estão sempre corretas.
Essa certeza pode as tornar intolerantes com o erro dos outros, e qualquer erro visto dos outros, fazem as agirem como um juiz em um tribunal, anulando quaisquer formas de compreensão sobre o outro, trazendo consequências de que "o outro é errado" e eu sou sempre certo (a).

Existem pessoas que tem boas ações sem que tenham desenvolvido tal sentimento de superioridade. Mas esse texto trata apenas das pessoas que desenvolveram o sentimento de superioridade dos demais.

O perigo de ser uma pessoa correta existe apenas quando o indivíduo desenvolve o senso de ser a pessoa mais pura, mais honesta, mais merecedora do que os demais. Esse sentimento causa baixa tolerância aos erros de outras pessoas, grandes frustrações, indignação, revolta e possíveis calúnias. 

É sabido que o erro dos outros nos incomoda, mas existe um limite aceitável para nos incomodar, e quando esse limite é ultrapassado, a ponto de a pessoa ficar desorientada de raiva, se irar por dias, sem uma justificativa maior, é possível que ela mal esteja se dando conta de que, na verdade, se considera justa demais, superior e mais digna que os demais.

Quando na verdade, ninguém realmente consegue agir com a justiça e retidão em todos os momentos, ou seja, a pessoa que sempre se considera boa, justa e correta, pode cair no erro da "autoilusão", em que ela acredita em uma ilusão criada por si mesma. Por isso, ela pensa: "Se eu consigo ser tão boa e justa, por que os outros não conseguem?". Esse é um pensamento que pode causar revolta, raiva, inimizades e julgamentos precipitados.

Enquanto esse tipo de pessoa não criar consciência de que também erra e os outros, vez ou outra acabará errando com ela, será difícil um bom convívio, pois são pessoas com baixo índice de tolerância e alto julgamento sobre os outros.

No comments:

Post a Comment