Como vejo as pessoas, por esforço próprio, e, geralmente, atitudes erradas, tentando mudar alguém. Nós carregamos uma grande fantasia que podemos mudar alguém, simplesmente, porque queremos.
A realidade é que, ninguém muda por sua causa. Existem exceções, como no caso de, um namorado apaixonado deixar de jogar futebol todo domingo para ficar com sua namorada; ou, o filho drogado que para de se drogar ao ver seu pai no estágio final da vida.
Contudo, excluindo esses casos, o que se observa é a tentativa que as pessoas fazem para mudar uma às outras. As pessoas mudam por conta própria, não porque você deseja e nem porque eu desejo, mas por elas mesmas. Claro que, não custa nada você aconselhar e mostrar a realidade para ela, pois assim, você entrega a chance para que ela reflita por conta própria.
Caso essa pessoa receba inúmeros conselhos e mesmo assim continua igual, observe que por sua própria força não mudará ela. O ideal é que você mantenha o bom exemplo para essa pessoa, jamais seja incongruente com o que você fala e faz, pois essa pessoa poderá mudar, caso ela encontre em você o exemplo real que ela não encontrou em mais ninguém.
O que friso é: ninguém muda por força ou obrigação. Apesar que, existem pessoas que mudam por obrigação, mas dizendo, claramente, é só de "fachada", justamente, para que elas não sejam mais incomodadas. Por isso que, esse tipo de mudança é falsa.
Se você busca uma mudança real nas pessoas, por conta própria, através da consciência delas mesmas, continue sendo o exemplo para ela; fale o necessário, mostre os motivos pelo qual você deseja a mudança dela, explique e tenha paciência.
O pior jeito para mudar alguém é por meio de ameaças, chantagens, trocas de favores (se você agir assim, eu te dou isso), e o pior de todos: você mesmo (a) é um exemplo errado.
Não temos o poder (mas carregamos a fantasia que temos) de fazer um usuário de drogas deixar de ser usuário, nem mesmo temos o poder de fazer alguém parar de trair ou começar a emagrecer. Se ela não tomar consciência (real, por conta própria) não será você a consciência dela própria.
Autora: Claudia Akemi Zaha
Autora: Claudia Akemi Zaha
No comments:
Post a Comment