Translate

Existe um limite para a sinceridade?

Na sinceridade não há erro, o erro está no mau uso da sinceridade. As pessoas sinceras são as mais requisitadas, pois isso evidencia que nelas podemos nos entregar com tranquilidade sem o medo de sermos enganados. A sinceridade usada na boca de pessoas sem bom-senso, torna-se grosseria e invasão de privacidade. Mas a sinceridade bem usada, na boca de pessoas sensatas e inteligentes, torna-se uma admoestação, conselho, advertência e demonstração de cuidados com o próximo.

Quantas vezes você não se deparou com a desculpa de pessoas que dizem que são "sinceras" e por isso falam tudo o que lhe vem na mente - sem filtro algum. Isso sai fora do bom senso. Ao contrário da pessoa sincera (e sensata), ela vai pensar na melhor forma de usar sua sinceridade àqueles que a ouvirem. Pois ser sincero (a) sem filtrar nada o que lhe vem à mente, compara-se a uma pessoa esquizofrênica, por exemplo: quando a doença dela sai do controle e ela não consegue mais filtrar nenhum pensamento.

A sinceridade não é um "descarrego de verdades" contadas de qualquer jeito, doa a quem doer. Isso é uma forma maldosa de muitos indivíduos se aproveitarem para ofender o próximo sem sair punido (a). A pessoa sincera e sensata usa suas palavras com inteligência, planejamento, e não de forma constrangedora, ofensiva a ponto de desmoralizar seu próximo.

A sinceridade dita com amor já machuca muita gente, imagine a sinceridade dita sem planejamento algum? O uso da sinceridade é para edificar o seu próximo, visando à autorreflexão de seu próximo e principalmente: o ajuste. Às vezes, nós estamos desajustados em alguma parte de nossa vida, pode ser na bagunça, no mau humor, no peso, no trabalho, entre várias outras situações.

E, nesses momentos, é necessário um empurrãozinho sincero, para a nossa melhora. Mas esse empurrãozinho tem que vir de uma alma sincera e não de pessoas maldosas que, na verdade, desprezam a sua melhora, buscando desanimar-te a ponto de causar sua desistência em melhoras.

Quantas vezes você já se deparou com pessoas que mostram orgulho de serem pessoas sinceras? No entanto, elas andam causando destruição e inimizades, não trazendo benefício algum na vida do próximo. A sinceridade usada com sensatez traz benefícios e desperta a consciência de seu próximo, em algum momento da vida dele, mesmo que lá adiante.

Por isso, seja você mesmo (a) a pessoa sincera e sensata, para a melhoria de seu próximo, para o despertar de seu próximo. Utilize essa dádiva em momento oportuno para a correção, para a edificação. Não utilize a sinceridade como um pretexto para machucar as pessoas e sentir-se superior, porque isso não é sinceridade: é um coração maldoso e uma visão distorcida do que é a sinceridade.

A dica é: as pessoas gostam de pessoas sinceras, não de ofensas gratuitas. A sinceridade não é um descarrego de ofensas, chateações, amarguras e rancores. 

Autora: Akemi Zaha

No comments:

Post a Comment