Translate

Quando o ciúme vira doença

Quando o ciúme vira patológico

A maioria das pessoas, em algum momento da vida já sentiu ciúmes de alguém ou de alguma coisa. É quase inevitável controlar esse sentimento quando nos sentimos ameaçados em perder nossa exclusividade por um terceiro "ameaçador".
O ciúmes saudável é aquele baseado em fatos, sem fantasias e hipóteses, portanto, transitório. Geralmente, após um tempo, o ciúme tende a diminuir, quando o "objeto ameaçador" se distancia de seu objeto de posse e/ou passa a ser um objeto não mais ameaçador. 
Contudo, o ciúme patológico, se distancia do ciúme saudável pela evidente obsessão do indivíduo em controlar as ações do outro, a ponto de investigar cada ação, cada suspeita "fantasiosa", cada comportamento, e assim, trazendo sofrimento para si e para o outro.
Diferente da linha considerada saudável do ciúme, o patológico é exagerado, não existem bases reais que certifiquem a dúvida, além de suposições e ideias pseudo-delirantes.
Certas dúvidas tornam-se supervalorizadas e, então, suas crenças irreais são confirmadas. O ciumento patológico cerceia a individualidade e a liberdade de seu cônjuge, e, assim, fazendo-o refém dessa situação "incontrolável". 

É na terapia que os ciumentos patológicos podem buscar grande auxílio para compreenderem a raiz desse sentimento, e entender o seu início: família desestruturada, competições sucessivas, ter sido preterida muitas vezes, auto-imagem distorcida, etc.
Além disso, o psicoterapeuta pode indicar um profissional psiquiatra para prescrever a medicação adequada, geralmente, antidepressivo, que fortalece significativamente o humor e, consequente, a autoestima. 
Akemi Zaha

No comments:

Post a Comment